Sonda e Sonar

Profundímetros : equipamentos relativamente simples, compostos por um transdutor e uma tela onde é mostrada somente a profundidade. Por serem os mais simples são por conseqüência os mais baratos e com funcionalidade mais restrita, sendo utilizados quando somente a profundidade é necessária, por exemplo, quando usada por mergulhadores para informação de profundidade do local de mergulho.

Eco-Sondas : conhecidas também como fish-finder. São equipamentos que apresentam em uma tela a profundidade, o perfil do fundo e qualquer objeto que esteja entre o transdutor e o fundo, como por exemplo, um cardume de peixes. Encontram-se no mercado de lazer opções com freqüências de 50KHz e 200KHz, com potência de até 1KW. Dependendo da freqüência pode distinguir os tipos de fundo ou os tipos de cardumes de peixes. É muito utilizada em embarcações pesqueiras e de prospecção.(Ver figura abaixo)

Sonares : diferenciam-se das eco-sondas por direcionar o feixe de ultra-som em qualquer direção dentro d'água. Assim, além de poder obter as informações do fundo, podem também mostrar o que está à frente ou aos lados da embarcação, identificado bancos de areia, recifes de corais, cardumes ou outros obstáculos. Normalmente este equipamento é usado nos barcos de pesca comercial.