SART

O SART se destina à localização de sobreviventes durante operações de busca e salvamento.

Fornecido como uma unidade integral, normalmente montada em um suporte de tabique (fornecido) que é usado para acondicionar o aparelho no barco-mãe. Ao se abandonar uma embarcação de sobrevivência o SART pode ser carregado em uma das mãos e montado através de uma vigia em um teto usando a sapata de mastro telescópico acoplado.

Os componentes externos principais do SART são de termoplástico laranja de alta visibilidade, juntado por parafusos de aço inox e selado contra a penetração dágua por anéis o-ring.

A operação é feita por uma chave de botão de pressionar após uma etiqueta de segurança ter sido rompida.

Um recurso de pressionar para testar é provido para checar se o aparelho está operacional.

A bateria de lítio é equipada com um fusível de proteção para evitar sobrecarga e tem uma duração de armazenagem de cinco anos. Um conector com trinco é provido para ligar o conjunto da bateria ao circuito e facilitar a troca da bateria.

 Cada S4 SART traz um número de série na etiqueta central.

Princípio de operação do SART

Atuando o SART, uma embarcação de sobrevivência aparece no monitor do radar de um barco de busca, como uma série de pontos facilmente reconhecível.

O RADAR (abreviatura de detecção e alcance do rádio, em inglês) é um dispositivo existente na maioria dos barcos que é utilizado para determinar a presença e localização de um objeto pela medição do tempo para que o eco de uma onda de rádio partindo dele, retorne, e a direção da qual ela retornou.

O radar típico de um navio irá transmitir um feixe de pulsos de alta potência em uma freqüência fixa em algum ponto entre 9,2GHz e 9,5GHz. Ele irá coletar os ecos recebidos na mesma freqüência usando um monitor conhecido como Plan Position Indicador (PPI) – Indicador da posição plana, que exibe o próprio barco no centro da tela, com os ecos pontilhados em volta. Os ecos mais próximos do centro da tela estão assim mais próximos do barco e a direção relativa ou real de cada eco podem ser vistas facilmente. O SART opera recebendo um pulso vindo do radar de busca e enviando de volta uma série de pulsos em resposta, que o radar irá então exibir como se fossem ecos normais. O primeiro pulso de retorno, se for enviado de volta imediatamente, irá aparecer no mesmo lugar no PPI em que um eco normal apareceria. Os pulsos subseqüentes, sendo ligeiramente retardados, aparecer no radar como ecos vindos de objetos mais afastados. Uma série de pontos é mostrada portanto, afastando-se da posição do SART. Este padrão distintivo é muito mais fácil de focar do que um eco único tal como o que vem de um refletor de radar. Ademais, o fato de o SART ser na verdade um transmissor significa que os pulsos  de retorno podem ser tão fortes quanto aos ecos recebidos de objetos muitos maiores.

Uma complicação advém da necessidade de o SART responder aos radares que possam estar operando em qualquer freqüência dentro da banda de 9GHz. O método escolhido para o SART é o uso de um receptor de banda ampla (que irá captar quaisquer pulsos de radar na banda), em conjunto com um transmissor de freqüência de varredura. Cada pulso de radar recebido pelo SART resulta em uma transmissão consistindo de 12 varreduras de ida e volta através de uma faixa de 9,2GHz a 9,5GHz. O radar só irá responder aos retornos próximos de sua própria freqüência de operação (i.e., dentro de sua largura de banda de recepção), portanto um “pulso” é produzo na entrada do radar toda vez que a varredura do SART passar pela freqüência correta.

Uma varredura lenta irá dar ao radar um eco mais forte de lidar do que se a varredura fosse dentro da largura de banda de operação por um período mais longo. O retardo para a varredura atingir a freqüência de operação pode entretanto levar a um erro de faixa inaceitável, quando os ecos retardados parecem estar vindo de objetos mais distantes.

Para minimizar este problema, o SART usa uma resposta em “dente de serra”, varrendo rapidamente, e depois lentamente em cada uma de suas varreduras de ida e volta. Na faixa distante, somente as varreduras lentas, dando os retornos mais fortes, são captadas. Na faixa próxima, onde os erros são mais importantes, as varreduras rápidas são também detectadas. Como a primeira varredura é rápida, o erro de faixa é minimizado e deve ser inferior a 150 metros.

A escala de tempo em  que tudo isto ocorre é muito curta. Cada varredura “rápida” leva cerca de 0,4 m s , e cada varredura “lenta” leva cerca de 7,5 m s . Uma série completa de doze varreduras de ida e volta é completada portanto dentro de 100 m s. Exibida no PPI, o espaçamento entre cada par de pontos será de 0,6 milhas náuticas.

Em um arranjo de faixa longa, um radar típico irá disparar o SART a cada milisegundo – mas somente durante o período que o rastreador (scanner) do radar giratório estiver apontando na direção correta. A maioria dos radares modernos utiliza técnicas sofisticadas de rejeição de ruídos, que evitam a exibição dos ecos que não estejam sincronizados com as transmissões do próprio radar, sendo assim um radar normalmente não será enganado pela resposta de um SART para um radar seu vizinho.

Se nenhum pulso de radar for detectado por um período excedendo 15 segundos, o SART irá reverter ao modo de espera (standby).

Dicas de Instalação:

A localização de montagem preferencial é dentro do barco, e protegido dos elementos.

Não instale o SART dentro do raio de radar do barco.

Distância segura da bússola: 1,5 m